Com o apoio:

Com o apoio:

Tradutor

segunda-feira, 6 de junho de 2011

1º Dia de Trabalho

Por motivos profissionais (segundo os nossos parceiros, urgentes e inadiáveis) foi-nos comunicado, à chegada ao Hotel onde ficámos alojados, uma alteração ao programa de trabalho previamente definido, tendo havido uma troca entre o que estava planeado para segunda e para sexta feira.

Assim, o nosso primeiro dia de trabalho foi dedicado às questões relacionadas com a acessibilidade para os deficientes visuais dos espaços públicos em Itália, e, mais especificamente, em Roma.

Há, em Itália, uma “empresa social” a trabalhar nesta área, a “COOPERATIVA SOCIALE SERVIZI INTEGRATI” (CSSIOnlus) ( www.cssionlus.it ).

Criada em 1993, a CSSIOnlus tem como objetivo selecionar e propor soluções facilitadoras da mobilidade autónoma dos Cegos e Deficientes Visuais em edifícios públicos ou privados e em espaços abertos ao público, dedicando-se especificamente a:
  • Projetos para percursos-guia táteis usando a linguagem LOGES, utilizando materiais como porcelanato, borracha para interior ou exterior, pedra vulcânica;
  • Indicadores táteis no chão;
  • Mapas Visio-táteis, coordenados com os percursos táteis;
  • Supervisão e coordenação do trabalho durante a implementação dos projetos.

Neste dia de trabalho foi-nos proporcionado um passeia pela “Roma Acessível”, que nos permitiu observar o trabalho realizado nesta cidade, por esta entidade. Aqui estão algumas imagens.

Clique aqui para ampliar esta imagem
 Percurso táctil na rua, encaminhando o utilizador até à passadeira (percurso de linhas paralelas), terminando com aviso de aproximação de perigo/paragem aconselhada (pontilhado)

Clique aqui para ampliar esta imagem
Percurso tátil dentro do edifício de um banco, neste caso junto do "Bankomat" (Multibanco)


Clique aqui para ampliar esta imagem
Mapa táctil das instalações do banco, também dentro do "Bankomat", em complemento ao percurso táctil

Os percursos-guia tácteis existem em países da Europa, América e Japão há mais de 20 anos. São ferramentas que visam oferecer soluções concretas para a questão da mobilidade independente de pessoas cegas porque permitem a identificação, de forma autónoma, da presença de perigo ou de pontos de interesse, como por exemplo uma escada, uma passadeira para atravessar a estrada, uma paragem de autocarro, uma cabine telefónica, etc.

Experiências realizadas em diferentes partes do mundo têm demonstrado a eficácia do uso integrado de guias naturais (dadas pelas sensações provenientes do natural e do construído) e as guias artificiais (os sistemas de pavimentação táctil). O sucesso destes dispositivos pode ser ainda amplificado pelo uso do acesso integrado a outras ferramentas, como os mapas tácteis ou Visio-tácteis, mensagens acústicas ou de voz e pistas plurisensoriais do meio-ambiente.

São muitos os materiais que podem ser utilizado, alguns já referidos atrás.

As cores utilizadas são de particular importância, pois permitem a pessoas que não sejam totalmente cegas, como os amblíopes, tirar proveito deste sistema, para uma boa e segura orientação.

Atualmente, os produtos utilizados são caracterizados por elementos imediatamente perceptíveis pelo sentido táctil plantar, isto é, pelo toque do pé, de identificação e compreensão intuitiva e, idealmente, também através do toque da bengala branca.

Além do tamanho, forma, espaçamento e altura dos elementos de relevo, é vital que o posicionamento destes elementos no espaço seja correto e consistente, especialmente no caso da adaptação de ambientes e lugares já existentes.

A importância da adopção destes instrumentos aumenta exponencialmente conforme aumenta também a presença de situações que podem ser de perigo para que a pessoa cega, naquele ambiente.
Seguindo estas linhas de orientação, a CSSIOnlus tem feito um trabalho no sentido de colocar este tipo de dispositivos em zonas como:
  • Pavilhões desportivos;
  • Áreas de serviço público;
  • Estações ferroviárias;
  • Metropolitano;
  • Escritórios ou edifícios públicos e abertos ao público
  • Hospitais
  • Universidades.

Clique aqui para ampliar esta imagem
Mapa táctil numa estação do Metro

Clique aqui para ampliar esta imagem
Percurso tátil no chão da mesma estação.

Em Roma existem ainda alguns percursos urbanos e monumentos que já foram alvo desta intervenção.  
Aqui ficam também algumas imagens ilustrativas.

Clique aqui para ampliar esta imagem
Mapa táctil na zona de San Giovanni.

Clique aqui para ampliar esta imagem
Pormenor do mesmo mapa, mostrado acima


Cultura e Lazer

21249 passos foi o resultado mostrado pelo nosso contador de passos de serviço, no final deste dia.


Clique aqui para ampliar esta imagem
Colagem de fotografias de alguns sítios por onde andámos, neste dia...