Com o apoio:

Com o apoio:

Tradutor

quarta-feira, 8 de junho de 2011

3º Dia de Trabalho


A "Associazione Volontari nei Musei"

A "Associazione Volontari nei Musei" é uma organização não lucrativa de solidariedade social que existe desde 1994 e é constituída por voluntários. Em colaboração com a "Unione Italiana di Ciechi" e a "Scuola Superiore di Servizi Sociali", tem como objetivo difundir, junto das pessoas com deficiência, o rico património cultural italiano. 
Desde 1995, com o apoio da "Comune de Roma" (Câmara de Roma), desenvolve o seu trabalho nesta cidade, em diversos monumentos, no sentido de os tornar acessíveis, quer do ponto de vista da adaptação do espaço, quer na observação das obras, propriamente ditas, fazendo-o com especial relevância no que concerne à deficiência visual.
A Associação colabora com o Museu do Vaticano, Museu Barracco, Galeria  Comunale d’arte Moderna e Contemporânea, Museu Capitólio, Museu da Civilização Romana, Catacumba de Pretestato, Museu de Arte e Tradição Popular, Museu Pré-Histórico e Etnográfico, etc.




A Nossa Visita Técnica ao "Campidoglio" (Capitólio)
Durante a tarde visitámos a zona normalmente designada por Capitólio, tendo sido a visita guiada pela voluntária, Arquiteta Sabrina (?) e pela Prof.ª Giuseppina Simili (Presidente da Associação), contando também com a colaboração de Mário Scali, deficiente visual italiano que fala português.
  Clique aqui para ampliar esta imagemAntes de começar a visita foi distribuído aos participantes com deficiência visual um pequeno livro com representação em relevo e a negro dos espaços mais importantes do museu e com textos em Braille e negro sobre o mesmo, a fim de que pudessem acompanhar a visita.
Iniciámos a visita pela observação do pedestal da estátua do Imperador Marco Aurélio, situada no centro da "Piazza del Campidoglio". Esta estátua é uma réplica, já que a original se encontra numa das salas do museu.
Clique aqui para ampliar esta imagem
Clique aqui para ampliar esta imagem


Para iniciar a visita ao complexo de edifícios do Musei Capitolini começamos por entrar numa sala do piso térreo do Palazzo Nuovo, onde foi possível explorar a maquete tridimensional dos edifícios que constituem a praça e a planta do chão da mesma, projetada por Michelangelo. Aqui pudemos observar a a planta em relevo da Cordonata, com as suas figuras míticas, Castor e Pollux, um de cada lado, a 3 dimensões, e a maquete, em relevo, da disposição espacial dos diferentes edifícios que constituem o Campidoglio.

Prosseguindo a visita, na Galleria Lapidaria, que fica sob a praça e que liga o Palazzo Nuovo ao Palazzo dei Conservatori, pudemos observar uma maquete permenorizada do Palazzo Senatorio e Tabularium. Nesta peça é possível observar com ínfimo pormenor o edifícios e as sucessivas fases de construção do mesmo, correspondentes a diferentes planos da maquete. Os materiais de construção da maquete são diversos, com várias texturas, para proporcionar ao deficiente visual uma imagem fiel dos edifícios.Em cada uma das salas a Arq.ª Sabrina fez a descrição pormenorizada das estátuas e outras obras de arte expostas, fazendo o respectivo enquadramento histórico e remetendo para o livro distribuído e a informação em diversos paineis adaptados, sempre que os mesmos existiam.
Fez também referências às alterações realizadas no edifício ao longo dos séculos no sentido de se ir adaptando para os fins a que era destinado.
A passagem pelo Tabularium permitiu o acesso a plantas em relevo, legendadas a braille e negro, do Foro Romano, visivel desta parte do edifício.
Depois subimos ao edifício do Palazzo dei Conservatori e numa de suas salas, pudemos observar a estátua da Loba e dos Gémeos, alusiva à Fundação da cidade de Roma. Os colegas Carlos e Amaro tiveram a oportunidade de, utilizando umas luvas de látex (que não diminuindo a sensibilidade táctil, poupam o material da estátua dos efeitos negativos do contacto com as mãos) explorar a mesma.

Cultura e Lazer

Clique aqui para ampliar esta imagem
Na manhã deste dia fomos à "Udienza Papal". Ficámos muito comovidos quando ouvimos dizer:
“Abençoo todos os funcionários, familiares e colaboradores de Fundação Raquel e Martin Sain”...
Foi uma manhã cheia de emoções e inesquecível!!!


Leia aqui o discurso do Santo Padre, Bento XVI.  

Clique aqui para ampliar esta imagem
Colagem de fotografias de alguns sítios por onde andámos, neste dia...